Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlacao entre a pressao intra-abdominal e o volume expiratorio forcado no primeiro segundo no pos-operatorio de cirurgias abdominais de grande porte.

Processo: 07/51615-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Roberto de Cleva
Beneficiário:Marianna Siqueira de Assumpcao
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Capacidade pulmonar total   Período pós-operatório
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Pre-Operatoria | Capacidade Pulmonar Total | Cirurgia Abdominal | Pos-Operatorio | Pressao Intra-Abdominal

Resumo

A espirometria é um teste de função pulmonar que relaciona o quanto o indivíduo inala (ou exala) em função do tempo. Na avaliação pré-operatória de cirurgias abdominais, alguns volumes pulmonares abaixo do valor predito podem ser indicativos de complicações pulmonares. A diminuição dos volumes e da capacidade pulmonar total é observada no pós-operatório de todas as cirurgias abdominais e torácicas. A diminuição é mais evidente nas cirurgias abdominais altas, decorrentes de disfunção secundarias a manipulação da cavidade abdominal. Outra alteração freqüente nas cirurgias abdominais é aumento da pressão intra-abdominal (PIA), que pode dificultar a circulação sanguínea, comprometendo a vitalidade dos tecidos e alterando a função. Além disso o aumento da PIA há redução dos volumes pulmonares, principalmente o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e da capacidade vital forçada (CFV), com inúmeras complicações respiratórias como atelectasias e pneumonias. O objetivo é analisar as variações da PIA, correlacionando com VEF1, no período pós-operatório de cirurgias abdominais. O estudo será realizado na enfermaria e unidade de terapia intensiva do serviço de cirurgia do aparelho digestivo do departamento de gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os pacientes serão submetidos a uma avaliação espirométrica e valor intra-abdominal. Não há referências na literatura que correlacionem a PIA com o porcentual de queda do VEF1. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)