Busca avançada
Ano de início
Entree

Mudar ou nao mudar comportamento, controlar ou nao o vetor: a representacao social de alunos, pais e professores sobre a dengue.

Processo: 07/52521-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Karina Pavão Patrício
Beneficiário:Andreza Tamanaha
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Dengue   Representações sociais   Educação em saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dengue | Educacao Em Saude | Metodologia Qualitativa | Representacao Social

Resumo

A dengue se constitui em grande problema de Saúde Pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente. No Brasil foram notificados por volta de 350.000 casos em 2006, aumento de 39% em relação a 2005, sendo na região Sudeste o maior incremento (309%) e o Estado de São Paulo com 53.714, casos. Não existe quimioprofilaxia ou vacina para a dengue, sendo o controle e prevenção centrada no combate ao mosquito. Esta prática tem-se mostrado ineficaz, enquanto trabalhos com educação em saúde sobre dengue têm mostrado resultados muito positivos, embora questiona-se se efetivamente promovem mudança de comportamento. Pretende-se analisar a representação social que os pais, alunos e professores têm a respeito de Dengue e quais fatores estão associados ao controle ou não controle do vetor, assim como mudança ou não de comportamento. Estruturou-se um programa educativo para alunos de escolas do ensino fundamental sobre um vetor e sua relação com o patógeno, tendo dengue como modelo (FAPESP no. 03/07160-1). Estão sendo trabalhadas 20 escolas do interior do Estado, abrangendo 3962 alunos de 3ª a 6ª séries de ensino fundamental. Para o presente projeto serão realizadas entrevistas abertas, adotando o método de saturação para cada categoria. As entrevistas serão gravadas e transcritas na íntegra. Será empregada a técnica "Análise do discurso do sujeito coletivo" (Lefreve, 2002) para analisar os dados qualitativos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)