Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma avaliação dos planos de ensino de Estatística dos cursos de Fonoaudiologia

Processo: 07/07949-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cláudia Cabrini Grácio
Beneficiário:Patrícia Santos de Oliveira Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conteúdo programático | Estatística na Fonoaudiologia | Plano de Ensino | Formação e atuação do profissional em Fonoaudiologia

Resumo

A Estatística aplicada a Fonoaudiologia, em que ela é essencialmente instrumental, constitui-se um grande desafio para os alunos. Esse processo pode ser menos penoso e mais produtivo, através de procedimentos que apontem a devida articulação da disciplina, com os objetivos maiores da área de Fonoaudiologia. Nesta pesquisa, objetivamos, analisar os conteúdos programáticos descritos nos Planos de Ensino de disciplinas de Estatística ministradas em cursos de Fonoaudiologia, contrapondo as ferramentas estatísticas presentes em tais planos aos métodos estatísticos mais empregados na área das Ciências da Saúde, a fim de verificarmos a adequação desses conteúdos programáticos ao contexto do curso de Fonoaudiologia. Objetivamos, ainda, investigar o conteúdo programático presente nos livros de Estatística, apontados na bibliografia básica dos planos de ensino de Estatística a serem analisados. Analisaremos, especificamente, qual o enfoque estatístico adotado (predominância da Estatística Descritiva ou Inferencial), quais técnicas estatísticas descritivas e inferenciais foram apresentadas, quais variáveis são usadas como exemplo de aplicação da técnica apresentada e ano de publicação do livro. Por esse processo, buscamos a articulação da disciplina de Estatística com as demais disciplinas e com os objetivos do curso de Fonoaudiologia, elucidando sua relevância no contexto curricular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)