Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao de metodos direto e tradicional para avaliacao de susceptibilidade antimicrobiana em amostras de secrecao respiratoria.

Processo: 07/59737-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lycia Mara Jenné Mimica
Beneficiário:Daniela Barbieri Bariani
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecção hospitalar   Suscetibilidade   Antibióticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antibioticos | E-Test | Infeccao Hospitalar | Pav | Susceptibilidade

Resumo

A PAV (Pneumonia associada à ventilação) é a infecção nosocomial mais comum dentre os pacientes internados em UTI, tendo diversas repercussões tanto para o paciente (alta mortalidade, aumento do uso de antibióticos) quanto para o hospital (aumento dos dias de internação, gastos com antibióticos). Trabalhos recentes têm demonstrado que a antibioticoterapia inadequada está associada a altas taxas de mortalidade, dessa maneira faz-se necessário um método de determinação da antibioticoterapia adequada mais rápido do que o método tradicional, cujos resultados são liberados para o clínico entre 48 a 72 hs. Este trabalho apresentado tem o objetivo de demonstrar um método rápido de determinação de sensibilidade do patógeno ao antibiótico, assim como, no caso do Etest, sua concentração inibitória mínima. Tais resultados podem ser liberados para o clínico em 24 hs. A literatura demonstra que o uso do E-test como método rápido proporcionou diminuição da mortalidade, dos dias de Internação e do uso de antibióticos. Sendo assim, o E-test e os discos de antibiograma, como métodos de diagnóstico rápido ainda não consagrados, devem ser testados e sua acurácia comparada com os métodos tradicionais de determinação da antibioticoterapia para a PAV. As amostras de secreção respiratória dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de SP, com suspeita, de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), encaminhadas de rotina ao Laboratório de Microbiologia do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, após o processamento habitual, serão utilizadas para a realização deste projeto. O trabalho consiste em aplicar sem semeadura prévia, à diferença do que seria feito tradicionalmente para crescimento do patógeno, o E-test e discos de antibiograma direto na secreção em placa de Muller-Hinton. Serão testados Cocos Gram positivos (discos de vancomicina, oxacilina, eritromicina, moxifloxacina, fita de E-test de teicoplanina) e Bacilos Gram negativos (discos de imipinem, amicacina, ciprofloxacina, ceftazidima e fita de E-test de cefotaxima/ácido clavulânico). Será feita a comparação dos resultados de sensibilidade obtidos pelo método rápido com os do método tradicional. Serão analisados eventuais erros obtidos nas leituras pelos diferentes métodos, considerando como padrão o teste tradicional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)