Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da saúde oral de indivíduos com Alzheimer na cidade de São José dos Campos-SP

Processo: 07/07587-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Leonardo Marchini
Beneficiário:Miriane Carneiro Machado Salgado
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Idosos   Saúde bucal   São José dos Campos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença de Alzheimer | Idosos | saúde oral | Odontogeriatria

Resumo

Com o aumento significativo da população idosa no Brasil, maior atenção tem sido dedicada à alta incidência de demências neste grupo etário, para as quais o mal de Alzheimer se apresenta como uma das principais causas. Uma vez que não há etiologia conhecida para o mal de Alzheimer, não há cura para esta patologia e gerenciamento da alteração envolve vários tipos de cuidados físicos, emocionais e comportamentais. O cuidado com a saúde oral é frequentemente negligenciado em face das complicações sistêmicas e comportamentais, de maneira que a saúde oral pode influenciar negativamente a qualidade de vida do portador. Portanto, é objetivo deste projeto avaliar a condição de saúde oral dos idosos com Mal de Alzheimer em São José dos Campos-SP. A avaliação dos riscos à saúde oral será feita mediante o uso do questionário de avaliação do risco à saúde oral (Oral Health Risk Assessment – OHRA) e a avaliação da habilidade do indivíduo em colaborar com o tratamento odontológico será realizada utilizando o Index to Dental Management of patients with Alzheimer’s disease. Ambos os questionários serão aplicados ao paciente e, na impossibilidade de resposta adequada, ao seu cuidador. Avaliação oral será realizada, quando necessária, com auxílio de espátula de madeira descartável e lanterna manual. Tanto o questionário quanto a avaliação oral serão realizados pela acadêmica, Miriane Carneiro Machado. Como ambos os questionários foram traduzidos do inglês para o português, e não há ainda (s.m.j.) versões validadas destes questionários, foi realizada a tradução e, a partir desta, uma re-tradução para o inglês, que foi comparada com o questionário original (translation and back-translation). Dez voluntários foram entrevistados previamente e compreenderam adequadamente ambos os questionários. O teste do coeficiente alfa de Cronbach será também utilizado para avaliar a consistência interna e homogeneidade entre as perguntas. As respostas às perguntas dos questionários serão tabuladas e darão origem a uma súmula estatística descritiva dos resultados. O questionário OHRA, avaliado no todo, permitirá ainda avaliar quantos pacientes necessitam de tratamento odontológico; enquanto o Index to Dental Management of patients with Alzheimer’s disease permitirá avaliar o impacto da doença na forma de tratamento odontológico a ser empregada. Eventuais relações estatísticas entre as questões serão avaliadas mediante a utilização dos testes de Qui-Quadrado para Independência e Igualdade de Duas Proporções. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, MIRIANE CARNEIRO; LOPES, GRAZIELE HONORIO; MARCHINI, LEONARDO. Oral health of Alzheimer's patients in Sao Jose dos Campos, Brazil. Geriatrics & Gerontology International, v. 12, n. 2, p. 265-270, . (07/07587-6)