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Desenvolvimento da sensibilidade ética e do julgamento moral de psicólogos e profissionais da área da saúde: um estudo comparativo

Processo: 05/04739-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Janete de Aguirre Bervique
Beneficiário:Gabriel Gonçalves Mattos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde de Garça (FASU). Associação Cultural e Educacional de Garça (ACEG). Garça , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento moral   Julgamento (psicologia)   Ética (filosofia)   Pessoal de saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Moral | Julgamento Moral | Sensibilidade Etica | Temas Transversais | Psicologia do Desenvolvimento Moral

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo mensurar a sensibilidade ética e o nível de julgamento moral de estudantes do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça (FASU) e analisar se a introdução dos Temas Transversais Bioética: pesquisa envolvendo seres humanos, Prevenção: atenção primária e Ecologia Humana: relações interpessoais no projeto pedagógico do referido curso exerce influência no desenvolvimento ético/moral de seu corpo discente. A pesquisa será realizada em todos os alunos do curso de Psicologia da FASU (N=147). Os instrumentos de pesquisa serão: um questionário semi-dirigido e o Defining Issues Test (DIT) versão curta, que serão aplicados em dois momentos, no início da introdução dos Temas Transversais (início do segundo semestre de 2005) e no final do segundo semestre de 2006. Os dados coletados serão analisados por meio do software SPSS/PC (Statistic Package for Social Science/ Personal Computer for Windows version 9.0). As respostas serão analisadas e comparadas conforme a idade, gênero e o termo em que o respondente se encontra, e de acordo com o momento da aplicação dos instrumentos. Essas variáveis serão cruzadas de forma a identificar se existem diferenças nos tipos de respostas encontradas e se essas são estatisticamente significativas. As operações estatísticas utilizadas serão freqüência simples, porcentagem e Qui-quadrado. Os resultados da pesquisa serão apresentados à coordenação do curso investigado, tanto após a primeira fase de aplicação dos instrumentos, como em seguida da segunda fase de aplicação. Dessa forma, poderão servir de referencial para a capacitação pedagógica do corpo docente do referido curso, no que diz respeito à inclusão dos temas transversais em questão, e poderão contribuir para a avaliação dos resultados propiciados por essa iniciativa pedagógica.

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