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Acompanhamento de Famílias de Crianças com Doença Crônica: Percepção da Equipe de Saúde da Família

Processo: 09/13910-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Monika Wernet
Beneficiário:Etelvaldo Francisco Rego Sousa
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Enfermagem da família   Programa Saúde da Família   Doença crônica   Família   Relações profissional-família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Doença Crônica | familia | Programa Saúde da Família | Relações profissional-família | Enfermagem da Família

Resumo

No Brasil, identifica-se uma crescente presença das situações crônicas de saúde no cotidiano da atenção primária, onde o Sistema Único de Saúde tem na Estratégia Saúde da Família (ESF) seu eixo estruturante. Tal estratégia tem um desenho que possibilita a produção de saúde com qualidade, pois valoriza a criação de vínculo e a co-responsabilidade no processo de saúde-doença. Assim, exige dos profissionais envolvidos habilidades de escuta, comunicação efetiva, estabelecimento de vínculo e sensibilidade às necessidades de saúde, o que transcende a abordagem estritamente biológica. Nas situações crônicas envolvendo crianças é imposto às famílias o enfrentamento das demandas advindas desta situação e, os profissionais das Unidades de Saúde da Família devem e podem oferecer um cuidado colaborativo. Para tanto, precisam reconhecer a família como unidade de cuidado e unidade a ser cuidada. Este estudo objetiva caracterizar como a equipe da ESF percebe sua dinâmica de acompanhamento das famílias que convivem com a doença crônica da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico a Análise de Conteúdo, adotando o grupo focal como estratégia de coleta de dados. Pretende contribuir com a ampliação do corpo de conhecimentos para a assistência às famílias, bem como o cuidado a elas prestado.

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