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Controle ativo de ruido e vibracao via intensimetria estrutural.

Processo: 98/15720-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1999
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Allan Kardec Araujo Pereira
Beneficiário:Allan Kardec Araujo Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de ruídos   Materiais piezoelétricos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acoplamento Fluido/Estrutura | Controle De Ruidos | Controle De Vribracoes | Intensidade Estrutural | Intensidade Sonora | Materiais Piezeletricos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal a aplicação das metodologias desenvolvidas durante o doutoramento do autor ao controle de ruídos em cabines de aviões. Os mecanismos de geração e propagação de ruídos em cilindros e fuselagens serão estudados. Os mecanismos de acoplamento entre a intensidade estrutural (que será minimizada pelo controlador) e a intensidade sonora serão investigados. Novas configurações de sensores piezelétricos (tipo PVDF ou PZT) devem ser analisadas. Serão utilizados atuadores piezelétricos para controlar a parte da vibração que irradia som. Será implementado um controlador baseado em controlador adaptativo de intensidade estrutural (ASIC) e os resultados serão comparados com técnicas já existentes tipo controle ativo estrutural acústico (ASAÇ). E importante salientar que estudos preliminares serão realizados em um modelo reduzido e só então serão aplicados a uma seção de uma fuselagem de um avião. (AU)

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