Busca avançada
Ano de início
Entree

Producao de compositos reforcados com fibras naturais.

Processo: 97/10449-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1997
Vigência (Término): 30 de novembro de 1999
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:José Cláudio Caraschi
Beneficiário:José Cláudio Caraschi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fibras naturais   Materiais compósitos   Resíduos sólidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compositos | Fibras Naturais | Residuos Solidos

Resumo

O objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de uma melhor tecnologia para converter lignocelulósicos (resíduos ou não) e termoplásticos virgens ou reciclados, em produtos ambientalmente amigáveis ou não agressivas à natureza. As principais tecnologias estudadas são: formação de mantas via deposição por ar (não-tecidas) e mistura por derretimento (extrusão e injeção de misturas). Os passos do projeto consistem em: desenvolver métodos para converter resíduos lignocelulósicos (jornal, bagaço de cana de açúcar e serragem), misturados com termoplásticos (polipropileno, polietileno e poliestireno) em um novo material, denominado compósitos; otimizar métodos de laboratório para produzir compósitos para indústria automobilística a partir de resíduos; estabelecer um banco de dados com diversas fibras naturais (juta, sisal, rami, coco, curauá, linho, bagaço de cana de açúcar, etc.), em diferentes proporções e formulações, visando melhor adesão e propriedades mecânicas e físicas; estabelecer a extensão dos processos de reciclagem desses compósitos, e quantificar as perdas de propriedades; e estabelecer análise do ciclo de vida desses compósitos, principalmente com relação à indústria automobilística. Os compósitos serão avaliados com relação às propriedades mecânicas (flexão, tensão, impacto (IZOD); físicas (inchamento e envelhecimento acelerado); e químicas (medição de angulo de contato, formação de radicais livres e análises termo-mecânicas). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARASCHI‚ J.C.; LEÃO‚ A.L.. Avaliação das propriedades mecânicas dos plásticos reciclados provenientes de resíduos sólidos urbanos. ACTA SCIENTIARUM-TECHNOLOGY, v. 24, p. 1599-1602, . (97/10449-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.