Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade linguistica e gramatica universal - sintaxe de linguas polissinteticas.

Processo: 98/01831-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Maria Filomena Spatti Sandalo
Beneficiário:Maria Filomena Spatti Sandalo
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/03382-0 - Padrões rítmicos, fixação de parâmetros e mudança linguística, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Kadieu | Nao-Configuracionalidade | Polissintese

Resumo

As línguas rotuladas como não-configuracionais são caracterizadas por apresentarem uma ordem livre de palavras, representando, portanto, um aparente problema para o gerativismo, o qual baseia-se na premissa de que relações sintáticas são estabelecidas através de uma ordem de palavras fixa. O objetivo deste projeto é procurar um entendimento para o padrão sintático destas línguas dentro da teoria gerativa, tomando como base as línguas indígenas brasileiras com propriedades não configuracionais (e.g. Kadiwéu). O Brasil tem uma média de 180 línguas, sendo o país que conta com maior diversidade lingüística das Américas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANDALO‚ F.; ABAURRE‚ M.B.; MANDEL‚ A.; GALVES‚ C.. Secondary stress in two varieties of portuguese and the sotaq optimality based computer program. PROBUS, v. 18, n. 1, p. 97-125, . (98/01831-1)
FILOMENA SANDALO; HUBERT TRUCKENBRODT. Algumas observações sobre a formação de sintagmas fonológicos no português brasileiro. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 19, n. 1, p. 1-30, . (01/00529-4, 98/01831-1)