Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo de cicatriz de pregas vocais na clínica vocal

Processo: 10/11750-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 16 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 15 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Gisele Gotardi de Oliveira
Beneficiário:Gisele Gotardi de Oliveira
Pesquisador Anfitrião: Nathan V. Welham
Instituição Sede: Centro de Estudos da Voz (CEV). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Wisconsin-Madison (UW-Madison), Estados Unidos  
Assunto(s):Voz   Prega vocal   Cicatriz   Disfonia   Engenharia tecidual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Cicatriz de pregas vocais | Tratamento | voz | Voz

Resumo

A cicatriz de prega vocal é uma das causas mais comuns de disfonia persistente com desvio vocal extremo. Os tratamentos atuais são inconsistentes e pouco eficazes, exigindo múltiplas intervenções para que se obtenha melhora satisfatória. Novas abordagens para tratamento dessa alteração são necessárias. Trabalhos promissores na área de engenharia tecidual têm produzido bons resultados e vêm sendo bastante estudado atualmente. Objetivo: desenvolver e aperfeiçoar uma estratégia de engenharia de tecido com base na descelularização de prega vocal para restauração de tecidos com cicatrizes crônicas. Métodos: serão comparadas amostras de mucosa nativa de prega vocal, arcabouços de matriz extracelular descelularizada e arcabouços de matriz extracelular recolonizada. Os arcabouços serão coletados em 3, 7, 14 e 21 dias depois que as células foram semeadas. Será realizada a ação em cadeia da polimerase em tempo real por expressão da transcrição de genes selecionados. Além disso, serão realizadas amostras histológicas e ICQ de cada condição experimental para confirmar a descelularização e a repopulação celular e investigar a migração, a proliferação e a apoptose celular durante a repopulação do arcabouço. Resultados: serão apresentados os resultados da análise dos seguintes dados: expressão relativa de cada transcritor genético de interesse; números de núcleos de células positivas por mm2 das regiões superficial, intermediária e profunda do arcabouço; porcentagem de células Ki-67 positivas por mm2 do arcabouço inteiro e porcentagem de células TUNEL positivas por mm2 do arcabouço inteiro. Os dados acima serão analisados por repetição do teste ANOVA e pela Análise Confirmatória da eficiência de descelularização e repopulação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LI, QIYAO; CHANG, ZHEN; OLIVEIRA, GISELE; XIONG, MAIYER; SMITH, LLOYD M.; FREY, BRIAN L.; WELHAM, NATHAN V.. Protein turnover during in vitro tissue engineering. Biomaterials, v. 81, p. 104-113, . (10/11750-2)