Busca avançada
Ano de início
Entree

Mudar ou não mudar? Eis a questão: estudo exploratório sobre a administração das estratégias de mudança nas instituições de educação superior

Processo: 07/04331-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Luiz Fabio Mesquiati
Beneficiário:Luiz Fabio Mesquiati
Pesquisador Anfitrião: David Watson
Instituição Sede: Unidade de Ensino de Americana. Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Liceu Coração de Jesus. Americana , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of London, Inglaterra  
Assunto(s):Cultura organizacional   Ensino superior   Mudança organizacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Organizacional | Desenvolvimento Organizacional | Educacao Superior | Estrategia | Lideranca | Mudanca Organizacional | Administração Universitaria

Resumo

A educação superior tem passado por profundas mudanças no mundo. Uma nova era emerge das transformações sociais que traz para este segmento educacional importantes desafios relacionados com o desenvolvimento da qualidade acadêmica e administrativa das instituições que atuam nesse setor. Diante da nova dinâmica competitiva que se impõe devido a expansão do setor, principalmente, decorrente do aumento no número de instituições competindo pelos mesmos recursos; administrá-las de maneira profissional, promovendo a qualidade e a excelência, tem se tornado um importante requisito para a construção de instituições mais competitivas. Nesse contexto, desenvolver a capacidade destas instituições de aprender e de mudar dinamicamente, sem perder sua identidade e sentido de existência, constitui-se no principal desafio para os seus lideres. A competência hoje requerida é a de se autotransformar, promovendo as mudanças essenciais para a consolidação de um processo de desenvolvimento organizacional que prepare a instituição para atuar num ambiente instável, dinâmico e competitivo. Assim, estudar as estratégias de mudança adotadas pelas instituições de educação superior constitui-se numa importante investigação sobre os aspectos que têm sido fundamentais para a consolidação de um processo de desenvolvimento sustentável e duradouro. A relevância deste tema nos últimos dez anos pode ser observada pelo crescente número de referências bibliográficas neste campo. Este projeto é um estudo qualitativo, de caráter indutivo e exploratório, que contribuirá para o entendimento dos fenômenos que influenciam as estratégias de mudança adotadas pelas instituições, levando a formulação de um arcabouço teórico sobre o tema (grounded theory). Este estudo contribuirá para a identificação das principais abordagens adotadas pelas instituições na promoção da mudança em busca de seu desenvolvimento sistêmico e sistemático, necessários para transformá-las em organizações empreendedoras de sucesso. Portanto, a pesquisa pretende contribuir com o avanço do conhecimento neste campo de estudo, oferecendo aos pesquisadores e aos líderes destas instituições um referencial teórico que possa contribuir com a escolha das estratégias de mudança a serem adotadas para a melhoria do desempenho institucional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)