Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do processo de ativação das células satélites da musculatura extraocular de coelhos

Processo: 07/05260-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 07 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 01 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Rosália Maria Simões AntunesFoschini
Beneficiário:Rosália Maria Simões AntunesFoschini
Pesquisador Anfitrião: Linda K. McLoon
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Minnesota (U of M), Estados Unidos  
Assunto(s):Oftalmologia   Estrabismo   Músculos oculomotores   Células satélites de músculo esquelético   Bromodesoxiuridina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células Satélites | estrabismo | Músculo Extraocular | Oftalmologia

Resumo

A musculatura ocular externa exibe células satélites ativadas, fato diretamente relacionado às alterações ocorridas antes e após cirurgias de estrabismo. A MEO encontra-se em contínua renovação e e sua força e massa podem ser manipuladas por meio de fatores de crescimento. O objetivo desse estudo é definir o intervalo de tempo que as células satélites levam para se tornar ativadas e se incorporar às miofibras pré-existentes da MEO de coelhos, com o objetivo de auxiliar o uso e o entendimento dos fatores de crescimento em humanos. A MEO de coelhos será estudada 5 dias e 7 dias após injeções sequenciais de bromodeoxiuridina intraperitoneal por um período de 12 horas. Cortes transversais de MEO serão obtidos e imunohistoquimicamente analisados para a bromodeoxiuridina, para detectar, nesses intervalos de tempo, a porcentagem de células satélites ativadas e a curva de ativação-incorporação delas à musculatura. Algumas secções serão coradas por laminina ou distrofina, para certificação de que as células satélites estão dentro ou fora da miofibra. A percentagem de células positivas em relação ao número de miofibras será calculada. Os resultados serão apresentados em média +- desvio padrão das médias, nos diferentes intervalos de tempo escolhidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHRISTIANSEN, STEPHEN P.; ANTUNES-FOSCHINI, ROSALIA S.; MCLOON, LINDA K.. Effects of Recession versus Tenotomy Surgery without Recession in Adult Rabbit Extraocular Muscle. INVESTIGATIVE OPHTHALMOLOGY & VISUAL SCIENCE, v. 51, n. 11, p. 5646-5656, . (07/05260-0)