Busca avançada
Ano de início
Entree

Da(r) vida à formação, da(r) formação à vida: o uso do portfólio reflexivo na aprendizagem docente

Processo: 06/56748-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 06 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 05 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elaine Sampaio Araujo
Beneficiário:Elaine Sampaio Araujo
Pesquisador Anfitrião: Idália Sá-Chaves
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Aveiro (UA), Portugal  
Assunto(s):Formação continuada do professor   Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Orientadora | Educacao Infantil | Educacao Matematica | Formacao De Professores | Portfolio Reflexivo

Resumo

Este plano de trabalho inscreve-se no âmbito de uma pesquisa qualitativa, nomeadamente de uma pesquisa colaborativa, intitulada "Formação de educadores de Infância: um percurso pela matemática. Correspondendo Brasil e Portugal", desenvolvida no Brasil, desde agosto de 2005, com educadores da creche Carochinha, localizada no Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e, em Portugal, com educadores de infância das cidades de São João da Madeira e de Aveiro. O objetivo principal constitui-se em revelar o processo de pensamento teórico do professor no movimento de elaboração, reflexão, aplicação, análise e síntese da atividade orientadora de ensino, organizado e revelado pelo portfólio reflexivo. Este é considerado instrumento facilitador dos processos de auto e hetero-avaliação, nas funções simultâneas de estruturação e revelação dos processos de desenvolvimento profissional. Defende-se que a reflexão sistemática das práticas desenvolvidas, por meio do portfólio, possibilita o professor conscientizar-se do conhecimento que emerge do cotidiano, configurando-se em instrumento tanto organizador como revelador da aprendizagem, além de desenvolver os níveis de originalidade e criatividade profissionais. São essas potencialidades do portfólio reflexivo que lhe conferem a unidade entre forma e conteúdo. Particularmente, neste estágio de pós-doutoramento, o plano de trabalho a ser desenvolvido fundamentar-se-á na análise da organização do portfólio individual, realizado pelos professores participantes da pesquisa, considerando a evolução do discurso escrito; a interação com outros educadores; a elaboração de uma proposta pedagógica para o ensino de matemática e a mudança qualitativa da elaboração das atividades de ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)