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Filosofia no ensino médio: a escola pública como espaço privilegiado para o contato da filosofia com os "simples"

Processo: 09/09967-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 08 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 07 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rene Jose Trentin Silveira
Beneficiário:Rene Jose Trentin Silveira
Pesquisador Anfitrião: Giuseppe Vacca
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Fondazione Istituto Gramsci, Itália  
Assunto(s):Filosofia   Ensino médio   Filosofia da educação   Escola pública   Antonio Gramsci
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Filosofia | Filosofia e Educação | Filosofia no Ensino Médio | Gramsci e o Ensino de Filosofia | Filosofia da Educação; Ensino de Filosofia

Resumo

O presente projeto tem como principal objetivo investigar se, à luz das contribuições de Antonio Gramsci, é possível sustentar a tese de que a escola pública pode vir a ser um espaço privilegiado para o contato da filosofia com os "simples", favorecendo a passagem destes de um "filosofar" espontâneo, típico do senso comum, para um filosofar mais sistemático, crítico, rigoroso, que proporcione uma "elevação cultural de massa". Em caso afirmativo, pretende-se analisar algumas das possíveis implicações dessa tese para a prática do professor de Filosofia, focalizando aspectos como conteúdos programáticos, metodologia de ensino, avaliação e relacionamento professor-aluno. Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica que terá como referência principal os cadernos 10 e 11, da obra Cadernos do Cárcere, de Antonio Gramsci, nos quais se encontram os conceitos e categorias que fornecerão os pressupostos teórico-metodológicos para a reflexão a ser desenvolvida. O método de estudo dessas obras será sua leitura analítica, crítica e sistemática, mediada pelas discussões com o professor supervisor, visando à adequada compreensão e apropriação desses conceitos e categorias. Espera-se com este trabalho contribuir com os professores de Filosofia na superação dos desafios trazidos pela obrigatoriedade da disciplina no Ensino Médio, ajudando-os a assegurar sua especificidade e a oferecer aos estudantes toda a riqueza de significado de que ela é portadora. (AU)

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