Busca avançada
Ano de início
Entree

Literature Based Reading Program: possibilidades do ensino de leitura através da literatura

Processo: 04/00552-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Renata Junqueira de Souza
Pesquisador Anfitrião: Janet Hickman
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Ohio State University, Columbus, Estados Unidos  
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Leitura   Formação de professores   Literatura infantojuvenil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Aprendizagem | Ensino Da Leitura | Ensino Da Literatura | Formacao De Professores | Leitura | Literatura Infantil

Resumo

Em 2003, o desempenho do Brasil em leitura foi insatisfatório (37° lugar Pisa e 72% alfabetos funcionais). A América do Norte propõe para o ensino da leitura um Programa fundamentado na literatura. Apoiado pelos órgãos oficiais de educação, que subsidiam a formação docente e material para o uso da literatura na formação de leitores. Assim, pergunta-se: Como se ensina a ler através do Programa de leitura fundamentado na literatura? Para tanto, propõe-se realizar esta pesquisa diante da concepção sócio-cognitiva de leitura, na Escola de Ensino e Aprendizagem da Ohio State University, que será validada através de pesquisas bibliográficas sobre o referido Programa e entrevistas com docentes do ensino fundamental. Espera-se contribuir para intervir e melhorar o ensino de leitura no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)