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Processo: | 97/01004-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Pesquisa |
Data de Início da vigência: | 02 de agosto de 1997 |
Data de Término da vigência: | 01 de agosto de 1998 |
Área de conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica |
Pesquisador responsável: | Marcos Fernandes Gonçalves da Silva |
Beneficiário: | Marcos Fernandes Gonçalves da Silva |
Pesquisador Anfitrião: | Victor Gerald Bulmer-Thomas |
Instituição Sede: | Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | University of London, Inglaterra |
Assunto(s): | Economia política Crédito Direito de propriedade |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Credibilidade | Direitos De Propriedade | Instituicao | Poupanca Privada | Taxa De Poupanca |
Resumo O objetivo desta pesquisa é mostrar que há uma relação positiva entre a estabilidade política-institucional, a credibilidade e a taxa de poupança privada. Parte da literatura recente sobre disparidades entre taxas de poupança usa um argumento de economia política para explicar como a instabilidade política-institucional pode afetar as decisões públicas que determinam a poupança pública, mas não sugere da mesma forma que tal instabilidade pode atingir negativamente a poupança privada. Analisar-se-á esta lacuna da teoria partindo-se do referencial teórico da Nova Economia Institucional (NEI), onde salienta-se, nos processos de decisão privada de acumulação de ativos, o papel do governo garantindo (i) a estabilidade das regras de mercado e (ii) o direitos de propriedade. A pesquisa envolverá uma análise teórica microeconômica da determinação da poupança privada usando a visão da NEI e um teste em cross-section, envolvendo economias em desenvolvimento, dentro de um modelo de determinação de poupança privada que incorpora um índice de credibilidade (POLCRED) como uma das variáveis explicativas. O interesse prático fundamental da pesquisa é tentar justificar, em parte, os baixos níveis de poupança na América Latina usando um argumento institucionalista e, desta forma, propor ações de governo e reformas. (AU) | |
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