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Políticas e práticas educativas na perspectiva histórico-cultural: a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular

Processo: 04/03086-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 22 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 21 de janeiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Adriana Lia Friszman de Laplane
Beneficiário:Adriana Lia Friszman de Laplane
Pesquisador Anfitrião: Harry Richard John Daniels
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Birmingham, Inglaterra  
Assunto(s):Desenvolvimento cultural   Educação inclusiva   Política educacional   Desenvolvimento humano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Historico Cultural | Desenvolvimento Cultural | Discurso | Educacao Inclusiva | Politica Educacional | Praticas Sociais

Resumo

O projeto aborda, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, as políticas e práticas de educação inclusiva. Encontra seus fundamentos nas concepções de desenvolvimento humano como desenvolvimento cultural e de educação como prática social. Essas concepções permitem refletir tanto nas políticas como nas relações entre sujeitos e integrar as dimensões social e individual em um quadro único. O estudo das políticas de educação inclusiva envolve a investigação dos princípios e formas de atendimento de alunos com necessidades educativas especiais, assim como o estudo da legislação. O estudo das práticas envolve os modos de implementação das políticas e as particularidades dos diferentes contextos e níveis de ensino, assim como as relações entre os sujeitos que participam desses processos. (AU)

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