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Senso e a crise do neorrealismo

Processo: 95/05126-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 18 de março de 1996
Data de Término da vigência: 17 de julho de 1996
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Mariarosaria Fabris
Beneficiário:Mariarosaria Fabris
Pesquisador Anfitrião: Mario Perniola
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi di Roma Tor Vergata, Itália  
Assunto(s):História do cinema   Cinema sonoro   Neo-realismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema E Historia | Cinema E Pintura | Cinema Italiano | Literatura E Cinema | Luchino Visconti | Neo-Realismo

Resumo

Análise da contradição representada pela escolha de senso (1954), de Visconti, para assinalar a passagem de um cinema objetivo (neo-realismo) para um cinema crítico, de cunho partidário. Filme extremamente elaborado no plano formal, senso não parece corresponder ao modelo jdanoviano de arte que, ao procurar dar um caráter mais impositivo às relações entre cultura e partido, queria submeter a autonomia do discurso artístico ao plano político. (AU)

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