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A coeducação dos sexos nas escolas paulistas (1870/1930): um estudo comparativo com Portugal e Espanha

Processo: 01/00745-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 19 de novembro de 2001
Data de Término da vigência: 18 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Jane Soares de Almeida
Beneficiário:Jane Soares de Almeida
Pesquisador Anfitrião: Pere Solà Gussinyer
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha  
Assunto(s):Educação comparada   Educação feminina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coeducacao | Educacao | Educacao Comparada | Educacao Feminina | Educacao Religiosa | Ensino Misto

Resumo

No Brasil, entre os anos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX, a prática do ensino misto nas escolas de primeiras letras e mesmo nas escolas normais públicas, assim como nas escolas americanas protestantes ter sido bastante freqüente, pouco se sabe dos debates acerca da co-educação dos sexos, concepção teórica considerada avançada para os padrões da época e confundida com o simples agrupamento de meninos e meninas nas escolas com objetivos mais propriamente econômicos do que pedagógicos. A Igreja Católica iria posicionar-se contrária à essa prática com alegações de ordem moral e religiosa, contrapondo-se à defesa feita por liberais republicanos e protestantes alinhados com as novas idéias vindas dos Estados Unidos e Europa. (AU)

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