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A construção epistemológica da análise documental na Espanha: subsídios para um estudo comparativo com a realidade brasileira

Processo: 07/08508-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:José Augusto Chaves Guimarães
Beneficiário:José Augusto Chaves Guimarães
Pesquisador Anfitrião: José Antonio Moreiro González
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), Espanha  
Assunto(s):Análise documentária   Gestão da informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Documental | Ciencia Da Informacao | Organizacao Da Informacao | Tratamento Tematico Da Inf | Organização da Informação

Resumo

O tratamento temático da informação - TTI, área nuclear da Ciência da Informação, dada sua natureza mediadora entre produção e uso da informação, vem construindo historicamente seu referencial notadamente a partir de três correntes teóricas: catalogação de assunto, de influência norte-americana, indexação, de influência inglesa e análise documental (AD), de influência francesa, as duas primeiras com ênfase nos produtos e instrumentos de TTI e a última, com influência teórica dos estudos de Jean-Claude Gardin, e com aportes da Lingüística e da Lógica, tem buscado analisar os processos envolvidos, com nítidas repercussões em dois países: Brasil (nos estudos do grupo TEMMA, com especial reflexo na USP e na UNESP) e Espanha (principalmente a partir da contribuição de Antonio Garcia Gutierrez e José Antonio Moreiro Gonzalez, dentre outros). No entanto, se a experiência brasileira já pôde sedimentar sua própria historicidade e assumir sua base gardiniana, não se tem claro o processo de construção dessa vertente teórica na Espanha, para que se possam cogitar perspectivas de interlocução. Nesse sentido, questões relativas ao conceito de AD, às influências teóricas sofridas, às abordagens metodológicas utilizadas e ao grupo de pesquisadores que integram seu núcleo acadêmico na Espanha, ainda necessitam esclarecimento e sedimentação. Objetiva-se, assim, analisar a linha teórica de AD no âmbito acadêmico espanhol de Biblioteconomia e Documentação para identificar marcos teóricos e metodológicos, base conceitual, relações interdisciplinares e universo investigativo. Para tanto, partir-se-á da análise da literatura espanhola de AD, a partir da Biblioteca da Universidad Carlos III de Madrid, para a determinação de um marco conceitual, após o que realizar-se-ão entrevistas presenciais com dezoito docentes e pesquisadores da área, em dez universidades. Pelo cotejo dos resultados da pesquisa bibliográfica e das entrevistas será possível traçar um panorama científico da AD na Espanha para que, após a comparação com a realidade brasileira, lancem-se perspectivas mais sólidas de interlocução acadêmica. (AU)

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