Busca avançada
Ano de início
Entree

Compósitos cimentícios reforçados com fibras vegetais: avanços nos processos de fabricação e no desempenho

Processo: 98/00292-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 02 de julho de 1998
Vigência (Término): 01 de julho de 1999
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Holmer Savastano Junior
Beneficiário:Holmer Savastano Junior
Anfitrião: Robert Stephen Patrick Coutts
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Local de pesquisa : CSIRO Forestry and Forest Products, Austrália  
Assunto(s):Cimento reforçado com fibras   Fibras vegetais   Escória

Resumo

Tem-se por objetivo a melhoria dos processos produtivos e do desempenho de argamassas alternativas à base de cimento de escória de alto fomo com reforço de fibras vegetais (sisal, bananeira e polpa de celulose de eucalipto), todos provenientes do Brasil. Os compósitos serão submetidos à caracterização física, química, mecânica e micro-estrutural. A análise de durabilidade utilizará ensaios de envelhecimento acelerado e por exposição prolongada as intempérie (São Paulo e Melbourne). Como resultado, o comportamento dos compósitos fibrosos será relacionado aos principais fatores de produção (preparo da matéria-prima, dosagem, moldagem, adensamento e cura) e às condições de exposição. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAVASTANO‚ H.; WARDEN‚ PG; COUTTS‚ RSP. Brazilian waste fibres as reinforcement for cement-based composites. CEMENT & CONCRETE COMPOSITES, v. 22, n. 5, p. 379-384, 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.