Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas de liberação de óxido nítrico baseados em ditiocarbamatos

Processo: 07/01518-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Carlos Frederico de Oliveira Graeff
Beneficiário:Rondes Ferreira da Silva Torin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico   Liberação controlada de fármacos   Lesões do sistema vascular   Aterosclerose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Oxido Nitrico | Sistemas de Liberação Controlada | Ciência e Tecnologia de Materiais

Resumo

O óxido nítrico (NO) é uma molécula produzida em sistemas biológicos que desempenha papel fundamental na fisiologia, patologia e farmacologia, e tem sido amplamente estudada nas últimas décadas. Atualmente, pesquisas sobre o mecanismo de produção, armazenamento e distribuição do NO nos seres vivos têm sido objeto de interesse de pesquisadores em todo o mundo. É bem conhecido que concentrações reduzidas de NO pode levar ao desenvolvimento de lesões vasculares, levando a aterosclerose. O desenvolvimento de metodologias para reposição dos níveis de NO em regiões localizadas do organismo apresenta uma série de dificuldades devidas, principalmente a sua alta reatividade e baixo tempo de meia-vida. Por apresentar um elétron desemparelhado em sua camada de valência, o NO possui propriedades paramagnéticas, sendo possível sua detecção por espectroscopia de ressonância paramagnética eletrônica (EPR). Tendo em vista a importância biológica e econômica do óxido nítrico, este projeto visa à obtenção de um sistema de liberação controlada (SLC) de NO, que são de interesse primordial da indústria farmacêutica. O sistema será obtido através da incorporação de ferro-ditiocarbamato nos poros de uma matriz sólida. O NO será então imobilizado no ferro-ditiocarbamato, que age como um agente trapeante para o NO. Para a construção do sistema de liberação controlada de NO, serão investigadas dois tipos de matrizes: Matriz sólida de sílica pelo processo sol-gel; Matriz sólida desenvolvida a partir de látex natural. O método sol-gel é um processo no qual uma suspensão coloidal transforma-se em gel pelo estabelecimento de ligações entre as partículas ou entre as espécies moleculares, levando à formação de uma rede sólida tridimensional. De acordo com a literatura [4] a matriz sólida de látex para óxido nítrico é uma matriz inovadora, com excelentes propriedades mecânicas, flexibilidade e de fácil manuseio. A detecção e quantificação do NO no sistema, bem como o estudo da cinética de liberação de NO, se baseia em técnicas de ressonância paramagnética eletrônica (EPR) e espectroscopia ótica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TORIN, Rondes Ferreira da Silva. Sistemas de liberação controlada de óxido nítrico baseados em ditiocarbamatos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.