Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos dos efeitos dos meios de contraste radiológico na síntese de óxido nítrico (NO) em cultura de células imortalizadas de túbulos proximais (LLC-PK1)

Processo: 99/12678-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Elisa Mieko Suemitsu Higa
Beneficiário:Luciane Ribeiro
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metrizoato   Células LLC-PK1   Iohexol   Óxido nítrico   Meios de contraste
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Llc-Pk1 | Iohexol | Ioxaglato | Metrizoato | Nitrito/Nitrato | Oxido Nitrico

Resumo

Os meios de contraste radiológico são amplamente usados para diagnóstico clínico, porém a nefrotoxicidade é um dos seus efeitos colaterais. Acredita-se que esta nefrotoxicidade esteja ligada a vasoconstrição renal provocada pelo contraste, o que poderia estar relacionado às alterações na síntese de óxido nítrico (NO). O objetivo deste trabalho é o de estudar os três diferentes tipos de contraste radiológico, o iônico de alta osmolaridade (metrizoato), o iônico de baixa osmolaridade (ioxaglato) e o não iônico de baixa osmolaridade (iohexol), na produção de óxido nítrico pelas células imortalizadas do túbulo proximal (LLC-PK1). Estas serão incubadas com as respectivas drogas por 72 horas e após este período o meio de cultura será coletado para analise do óxido nítrico pelos métodos colorimétrico de Griess e quimioluminescência (Nitric Oxide Analyzer). A viabilidade das células tratadas com os meios de contraste será avaliada pelo método de acridina orange. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)