Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de TENS e vibração sobre o controle postural humano

Processo: 07/03608-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:André Fábio Kohn
Beneficiário:Fernando Henrique Magalhães
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Postura   Sistema nervoso central   Fisioterapia   Terapia por estimulação elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Motor | postura | Processamento de Sinais | propriocepção | Tens | Vibração | Controle Postural

Resumo

O ser humano, durante a postura ortostática, apresenta oscilações posturais aleatórias em relação à vertical que são controladas pelo sistema nervoso central com base em informação oriunda de entradas sensoriais aplicadas aos sistemas visual, vestibular e proprioceptivo. Um déficit em qualquer um desses sistemas sensoriais implica em um pior desempenho do sistema de controle postural, o que causa um aumento na amplitude das oscilações posturais e uma maior propensão a quedas. A tarefa do sistema nervoso central na manutenção da postura ereta quieta pode ser aproximadamente abstraída como a de se equilibrar um pêndulo invertido. A investigação de como o sistema nervoso realiza tal tarefa tem sido estudada por diversos meios, dentre eles pela aplicação de entradas sensoriais adicionais às naturais. Em particular, a estimulação elétrica transcutânea (TENS) e a vibração, comumente utilizadas em fisioterapia, têm sido utilizadas em investigações sobre como o sistema nervoso central controla o equilíbrio humano na vertical. Há relatos mostrando que diferentes formas de aplicação destes dois tipos de estimulação têm efeitos antagônicos sobre a oscilação postural, podendo aumentá-la ou diminuí-la. O objetivo do trabalho é a investigação dos efeitos sobre a oscilação postural de formas de onda e pontos de aplicação diferentes de estimulação TENS e vibratória, visando um melhor entendimento da neurofisiologia do controle postural. Os resultados com sujeitos sãos poderão indicar o potencial de uso clínico dessas modalidades de estimulação sensorial. Serão empregadas diferentes abordagens experimentais que mesclam ferramentas tanto da Fisioterapia quanto da Engenharia Biomédica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
MAGALHAES, FERNANDO HENRIQUE; KOHN, ANDRE FABIO. . Experimental Brain Research, v. 209, n. 1, p. 139-151, . (07/03608-9)
MAGALHAES, FERNANDO H.; KOHN, ANDRE F.. . JOURNAL OF NEUROENGINEERING AND REHABILITATION, v. 7, . (07/03608-9)
MAGALHAES, FERNANDO HENRIQUE; KOHN, ANDRE FABIO. . Medical Hypotheses, v. 77, n. 2, p. 301-304, . (07/03608-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGALHÃES, Fernando Henrique. Efeitos de TENS e vibração sobre a geração de força e sobre o controle postural humano. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.