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Estudo da influência da variação da umidade no módulo de resiliência de solos tropicais

Processo: 00/04781-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Alexandre Benetti Parreira
Beneficiário:Marcelo de Castro Takeda
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensaios Dinamicos | Modulo De Resiliencia | Pavimentos | Resiliencia | Triaxial Ciclico | Uumidade

Resumo

Na construção de uma rodovia, as condições de umidade e densidade observadas na compactação são, geralmente, próximas daquelas correspondentes ao pico da curva de compactação obtida num ensaio Proctor, ou seja, umidade ótima e massa específica seca máxima. É sabido que variações ambientais no decorrer da vida do pavimento podem alterar, de maneira significativa, a umidade do sub-leito e dos seus componentes e assim, as suas propriedades resilientes. Este Plano de Pesquisa propõe um estudo experimental que tem como objetivo principal avaliar, a partir de resultados de ensaios de laboratório, a influência da variação da umidade e da sucção no módulo de resiliência de dois solos tropicais finos, um de comportamento laterítico e outro de comportamento não laterítico, coletados no Estado de São Paulo. Neste Projeto são apresentados uma breve discussão da importância de se conhecer o módulo de resiliência ao se projetar um pavimento e aspectos que influem no seu valor, com destaque para a umidade, e resultados de alguns estudos que contemplam este mesmo objetivo. Em seguida, são descritos os materiais a serem utilizados, a metodologia proposta para o trabalho e o cronoarama para a execução das atividades previstas. A Pesquisa possibilitará a elaboração da Tese de Doutorado do candidato. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAKEDA, Marcelo de Castro. A influência da variação da umidade pós-compactação no comportamento mecânico de solos de rodovias do interior paulista. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.