Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da toxina produzida por Escherichia coli com padrão de adesão difuso (DAEC), isolada de criança com diarreia

Processo: 00/11870-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Marina Baquerizo Martinez
Beneficiário:Carla Romano Taddei
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Daec | Diarreia | Mecanismo De Acao | Sequencia Nh2 Terminal | Toxina

Resumo

A gastroenterite é uma doença pediátrica extremamente comum em nosso meio. Amostras de E. coli diarreiogênicas produzem três tipos de adesão em células Hep-2, a saber, adesão localizada (LA), adesão difusa (DA) e adesão enteroagregativa (Ag). Amostras de Escherichia coli com padrão de adesão difusa (DAEC) tem sido proposta como um sexto grupo enteropatogênico. Contudo, não há dados que definam o papel de DAEC na patogênese das diarréias. Bactérias que colonizam o epitélio intestinal, invadem a mucosa ou produzem toxinas, tem papel importante na etiologia das diarréias em países industrializados e em desenvolvimento. O sobrenadante fracionado (fração acima de 50 kDa) de uma amostra de DAEC isolada de fezes de uma criança de dois anos de idade, com diarréia, provocou alterações no transporte de íons em íleo de coelho. Essas alterações foram detectadas através de alça ligada de coelho, testes em Câmaras de Ussing e ensaios em monocamadas celulares, sugerindo a produção de uma toxina. O presente projeto tem como objetivos: caracterização molecular e bioquímica da toxina, através da técnica de SDS-PAGE e Immunoblotting; produção de antisoros policlonais anti-toxina; estudo do mecanismo de ação da toxina, através do uso de drogas inibidoras de canais iônicos e quantificação de segundo mensageiros; e a determinação da seqüência do gene responsável pela codificação desta toxina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TADDEI‚ C.R.; MORENO‚ A.C.R.; FERNANDES FILHO‚ A.; MONTEMOR‚ L.P.G.; MARTINEZ‚ M.B.. Prevalence of secreted autotransporter toxin gene among diffusely adhering Escherichia coli isolated from stools of children. FEMS Microbiology Letters, v. 227, n. 2, p. 249-253, . (00/11870-6)