Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise faciológica e estratigráfica de sequências proterozóicas mineralizadas a metais base, da região a leste de Janaúba (MG)

Processo: 00/06379-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2000
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2001
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Joel Carneiro de Castro
Beneficiário:Fernando Luis Lucena Cancado
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Sedimentologia   Recursos minerais   Facies   Minas Gerais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Facies | Recursos Minerais | Sedimentologia

Resumo

Na porção norte de Minas Gerais, próximo à cidade de Janaúba, afloram sucessões de caráter (vulcano)ssedimentar, de provável idade eoproterozóica, portadoras de mineralizações em zinco. Estas unidades têm sido objeto de diferentes e controversas interpretações no que se refere aos litotipos, ao contexto geotectônico e ao tipo de mineralização. A orientação principal deste projeto é no sentido de se aplicar metodologias típicas da sedimentologia (p. ex. construção e interpretação de perfis verticais detalhados; identificação de fácies) e da estratigrafia (p. ex. correlação entre associações/sucessões de fácies; identificação das descontinuidades erosivas ou hiatais) às estas sucessões. Estas técnicas, que serão utilizadas após a definição das unidades litotectônicas, permitirão estabelecer as relações crono-estratigráficas entre os diferentes perfis verticais, além de auxiliar no entendimento da evolução sedimentar, hidrotermal e tectônica da bacia deposicional. A compreensão destas unidades é muito importante para a reconstrução paleogeográfica do Precambriano, especialmente a passagem do Arqueano para o Proterozóico. Além disto, estas unidades litológicas constituem as encaixantes de possíveis jazidas de zinco cujo controle é eminentemente sedimentar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)