Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese, caracterização e estudos cinéticos da isomerização de compostos fosfinicos de Ru(II) contendo ligantes (X-bipy) (x=-h, NO2, Me-, CO2H, -SMe, O=SMe,c1-, -OMe)

Processo: 98/09858-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Alzir Azevedo Batista
Beneficiário:Marcelo Oliveira Santiago
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Catalise | Complexos | Isomerizacao | Polipiridinas | Rutenio

Resumo

Neste trabalho se pretende sintetizar e caracterizar compostos de rutênio, mono, bi, tri e tetranucleares, contendo fosfinas e derivados da 2,2'-bipiridina (X-bipy, onde X=H, NO2, Me, CO2H, SMe, Cl, OMe) em suas estruturas. A série de compostos [RuCl2(X-bipy)2] será inicialmente obtida e esta poderá gerar binucleares de fórmula geral [RuCl(X-bipy)2(L)(X-bipy)2ClRu]x+ (I) (L=ligantes exobidentados). Os compostos mononucleares, de fórmula geral [RuCl2(X-bipy)(dppb)] ou [RuCl2(X-bipy)(PPh3)2] [dppb = 1,4(bis(difenilfosfma)butano], serão obtidos a partir do [RuCl3(dppb)(PPh3)] e [RuCl2(PPh3)3], respectivamente. Os compostos binucleares poderão ser obtidos quando ligantes como o - SMe, por exemplo, for usado, e deverão apresentar a composição [RuCl2(dppb)(bipy(MeS)2Ru(dppb)Cl2] (II) ou [RuCl2(dppb)(bipy(MeS)2RuCl2(PPh3)2] (II). Compostos trinucleares de fórmula {[RuCl2(MeS-bipy)2][RuCl2(dppb)]2}(III) poderão ser obtidos a partir da reação RuCl2[(MeS)2-bipy]2 + 2 RuCl2(dppb)(PPh3) e os compostos tetra-nucleares, como o [Ru(MeS)2-bipy)3[RuCl2(dppb)[3]2+ (V) serão obtidos a partir da reação do {[Ru(MeS)2-bipy]3}2+ com o [RuCl2(dppb)(PPh3)]. Os compostos a serem obtidos serão caracterizados por dados de micro-análise, espectroscopia de absorção na região do infravermelho, UV/Vis, RMN de 31P{1H} e 1H, voltametria cíclica e voltametria de pulso diferencial e quando for o caso, por espectroscopia paramagnética eletrônica. Difração de raios-X será usada para a determinação das estruturas cristalinas dos compostos, quando eventualmente cristais dos mesmos forem obtidos. Os estudos cinéticos dos processos de isomerização (trans → cis) serão realizados por RMN 31P{1H} ou por voltametria de pulso diferencial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)