Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos em fluxo com detecção amperométrica, espectrofotométrica com longo caminho óptico e luminescência para determinação de surfactantes e compostos fenólicos

Processo: 00/11512-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Orlando Fatibello Filho
Beneficiário:Karina Omuro Lupetti
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

No presente trabalho de doutorado desenvolver-se-ão procedimentos mecanizados com detecção espectrofotométrica com longo caminho óptico ou baseadas em luminescência (quimioluminescência ou fluorescência), bem como reatores enzimáticos serão desenvolvidos para serem acoplados em sistema de análise por injeção em fluxo com detecção amperométrica e/ou espectrofotométrica. Os módulos de análise serão construídos com dispositivos de comutação discreta, visando à implementação independente das diferentes etapas de processamento da amostra. Um tubo de Teflon com índice de refração inferior ao da água será empregado como guia de onda, visando minimizar perdas de radiação. Esses sistemas em fluxo propostos serão utilizados para determinação de analitos de interesse ambiental como surfactantes e compostos fenólicos em amostras de águas naturais e residuárias, bem como em produtos de limpeza. Espera-se assim desenvolver procedimentos em fluxo mais sensíveis, seletivos e de maior freqüência analítica que aqueles procedimentos de análise, que empregam tratamento prévio complexo de amostra, extração por solventes, filtração entre outras etapas que aumentam significativamente o tempo de análise. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUPETTI‚ K.O.; ROCHA‚ F.R.P.; FATIBELLO-FILHO‚ O. An improved flow system for phenols determination exploiting multicommutation and long pathlength spectrophotometry. Talanta, v. 62, n. 3, p. 463-467, 2004.
LEITE‚ O.D.; LUPETTI‚ K.O.; FATIBELLO-FILHO‚ O.; VIEIRA‚ I.C.; BARBOSA‚ A.M. Synergic effect studies of the bi-enzymatic system laccase-peroxidase in a voltammetric biosensor for catecholamines. Talanta, v. 59, n. 5, p. 889-896, 2003.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUPETTI, Karina Omuro. Desenvolvimento de procedimentos em fluxo com detecção amperométrica, espectrofotométrica com longo caminho óptico e luminescência para determinação de surfactantes e compostos fenólicos. 2004. 164 f. Tese de Doutorado - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.