Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de difusão translacional em soluções micelares por RMN usando a técnica de gradientes pulsados do campo magnético com eco de spins (DOSY)

Processo: 01/11394-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Fred Yukio Fujiwara
Beneficiário:Nader de Sousa Amadeu
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Difusão   Micelas   Ressonância magnética nuclear   Campo magnético
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Difusao | Dosy | Matematica | Mesofase | Micelas | Rmn

Resumo

Este projeto de pesquisa refere-se a um estudo do tamanho das micelas presentes soluções micelares isotrópicas de surfactantes através de medidas da difusão translacional usando ressonância magnética nuclear (RMN). A técnica de RMN usando gradientes pulsados do campo magnético permite a determinação do coeficiente de difusão de todas as espécies que apresentem sinal no espectro de RMN. O objetivo específico deste estudo é obter informação sobre o tamanho e a forma das micelas presentes nas diversas mesofases nemáticas liotrópicas. Diagramas de fase detalhados foram recentemente determinados em nosso laboratório para os sistemas brometo de tetradeciltrimetilamônio/eletrólito/água e brometo de tetradeciltrimetilamônio/decanol/água. O último sistema apresenta quatro mesofases nemáticas: duas mesofases unaxiais, sendo uma mesofase nemática calamítica (Nc) e uma mesofase nemática discótica (ND), e duas mesofases biaxiais (NBX + e NBX-), que têm anisotropias diamagnéticas com sinais opostos. As transições entre as mesofases Nc e NBX + e entre as mesofases NBX- e ND, que têm o mesmo sinal de anisotropia diamagnética, são de segunda ordem enquanto a transição entre as mesofases NBX + e BBX- é de primeira ordem. Estas transições ocorrem com uma mudança muito pequena da composição do sistema e aparentemente envolvem uma mudança gradual na forma e no tamanho das micelas que determinam a estrutura supramolecular dessas mesofases. Pretende-se neste projeto determinar o tamanho das micelas presente em soluções micelares isotrópicas do surfatante brometo de tetradeciltrimetilamônio (TTAB) desde a concentração micelar crítica (cmc) até a formação das diversas mesofases nemáticas na presença de um eletrólito ou do decanol. Este estudo deve fornecer informações valiosas sobre o crescimento das micelas em função da concentração do surfactante e sobre as diferenças no tamanho e talvez na forma das micelas presentes em mesofases nemáticas. Também, pretende-se investigar a viabilidade de medir coeficientes de difusão através de RMN de 13C e de 2H. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMADEU, Nader de Sousa. Estudo de difusão nos sistemas TTAB/NaBr/ agua e TTAB/decano/agua pelo uso de gradientes pulsados e campo magnetico em RWN. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.