Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de técnicas de difusão em RMN para separação de misturas complexas

Processo: 09/02736-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Novas Fronteiras
Vigência (Início): 07 de setembro de 2009
Vigência (Término): 06 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Claudio Francisco Tormena
Beneficiário:Claudio Francisco Tormena
Anfitrião: Gareth Alun Morris
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Manchester, Inglaterra  
Assunto(s):Espectroscopia de ressonância magnética nuclear

Resumo

O presente projeto de pós-doutoramento envolve a aplicação da técnica DOSY para separação dos espectros de RMN de 1H de cada isômero de posição em uma mistura, empregando micelas como agente de separação. O objetivo inicial é estudar como as interações micela-isômeros modificam o coeficiente de difusão de cada isômero na mistura levando a uma separação dos sinais no espectro de RMN de DOSY, pretende-se estudar também quais os efeitos da polaridade do soluto (isômeros) nessa separação causada pela micela. Com esses estudos algumas questões poderão ser respondidas: qual a extensão das mudanças causadas pelo emprego de micelas nas propriedades de difusão de cada isômero na mistura; essas mudanças serão afetadas pela polaridade do soluto? Sendo as interações isômero-micela diferentes para cada isômero, essas interações poderão ser racionalizadas e previstas, por exemplo, aplicando modelagem molecular? Micela reversa pode ser aplicada para separar espectros de misturas em solventes apolares? É possível usar um surfactante sem hidrogênio, por exemplo, perfluoroctanoato, para separar espectros de 1H? Com o desenvolvimento do projeto algumas respostas sobre as interações soluto-micela serão respondidas e com isso será possível ampliar a aplicação tanto de micelas como da RMN na separação e caracterização de misturas complexas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORMENA, CLAUDIO F.; EVANS, ROBERT; HAIBER, STEPHAN; NILSSON, MATHIAS; MORRIS, GARETH A.. Matrix-assisted diffusion-ordered spectroscopy: application of surfactant solutions to the resolution of isomer spectra. Magnetic Resonance in Chemistry, v. 50, n. 6, p. 458-465, . (09/02736-9)
TORMENA, CLAUDIO F.; EVANS, ROBERT; HAIBER, STEPHAN; NILSSON, MATHIAS; MORRIS, GARETH A.. Matrix-assisted diffusion-ordered spectroscopy: mixture resolution by NMR using SDS micelles. Magnetic Resonance in Chemistry, v. 48, n. 7, p. 550-553, . (09/02736-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.