Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de texto: contribuições para a prática da avaliação formativa

Processo: 03/01977-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Ana Maria Martins da Costa Santos
Beneficiário:Vania Kelen Belão
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Ensino e aprendizagem   Avaliação da educação   Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Formacao De Professor | Pratica Docente | Producao De Texto

Resumo

A pesquisa proposta visa repensar o papel da avaliação no processo ensino aprendizagem - em relação ao processo de formação do professor, a partir de concepções teóricas que vêm sendo apontadas por estudiosos como Perrenoud (1993), Hadji (2001), Hoffmann (1993, 1994, 1998) e Luckesi (1996). Pretendo analisar e discutir as relações entre o processo de formação docente e a prática da avaliação das produções de texto em sala de aula, com vistas a perceber se, tal prática possa contribuir com a promoção das aprendizagens dos alunos e para a formação de bons produtores de textos. A pesquisa organizar-se-á em três etapas. A primeira, de um estudo bibliográfico. A segunda, de uma pesquisa de campo contemplando entrevista com professores e alunos, para a qual pretendo obter das entrevistas, respostas sobre: a importância da formação docente e a importância da avaliação das produções de textos dos alunos. A terceira ocorrerá paralelamente às entrevistas, por meio de observações em sala de aula para acompanhar o trabalho do professor relativo aos aspectos: produção, correção e avaliação de textos produzidos pelos alunos. As informações obtidas nortearão as análises da prática docente com base na formação profissional dos educadores selecionados, resultando em um material de consulta principalmente para professores do ensino fundamental e profissionais da educação que atuam na formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)