Busca avançada
Ano de início
Entree

Extensão do método das diferenças finitas no domínio do tempo para o projeto e modelagem de dispositivos utilizando meios com propriedades ópticas diversas

Processo: 00/06304-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Ben-Hur Viana Borges
Beneficiário:Licinius Dimitri Sá de Alcantara
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

Este projeto tem por objetivo a extensão do método das Diferenças Finitas no Domínio do Tempo (FDTD) para a simulação da propagação de ondas eletromagnéticas em materiais cujas propriedades ópticas sejam as mais variadas possíveis, por exemplo, isotrópicos, anisotrópicos, lineares, não-lineares, e também a combinação destas em uma mesma estrutura. A combinação de materiais diversos (por exemplo, materiais anisotrópicos e materiais não-lineares) nos permitirá projetar estruturas que desempenhem mais de uma função simultaneamente, reduzindo o número elementos em um mesmo setup. De posse desta ferramenta de análise, que aliada à flexibilidade imposta nos moldes deste projeto apresenta ainda um elevado respaldo científico, poderemos investigar e propor uma série de estruturas de interesse científico, tais como: compensadores de dispersão, estruturas assistidas por redes de difração, isoladores ópticos, circuladores, chaves ópticas, cristais fotônicos, etc. Este projeto contempla ainda a elaboração de formulações eficientes para as condições de fronteira nos limites do domínio computacional (condições de contorno absorventes, por exemplo). Esta será a primeira vez que a combinação de materiais com características de propagação diversas será abordada na literatura utilizando esta técnica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALCANTARA, Licinius Dimitri Sá de. Extensão do método das diferenças finitas para o projeto e modelagem de dispositivos ópticos utilizando meios com propriedades diversas. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.