Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonalidade e virulência de Streptococcus mutans de voluntários livres de cárie e cárie-ativos

Processo: 01/11787-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Reginaldo Bruno Gonçalves
Beneficiário:Marcelo Henrique Napimoga
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Polimorfismo genético   Streptococcus mutans   Isoenzimas   Biofilmes   Clonagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ap-Pcr | Biofilme | Clonalidade | Isoenzimas | Streptococcus Mutans | Virulencia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de polimorfismo genético de Streptococcus mutans entre isolados de dois grupos distintos (livres de cárie e cárie-ativos com CPOD > 8). Na realização deste estudo serão utilizados 150 amostras do grupo de voluntários livres de cárie e 150 amostras do grupo de voluntários cárie-ativos, recém isoladas e identificadas através de técnicas de fermentação bioquímica e PCR, as quais, já foram previamente analisadas com relação ao seu potencial cariogênico "in vitro" através da medição de pH e aderência em vidro, mostrando em seus resultados, diferentes padrões de queda de pH e aderência, sugerindo tratar-se de diferentes clones (NAPIMOGA et al., 2001). Através da utilização de duas técnicas, a eletroforese de isoenzimas (MLEE) e a reação em cadeia de polimerase com "primer" arbitrário (AP-PCR), será comparada a diversidade clonal destes isolados. A utilização de uma combinação de técnicas de tipagem pode ser mais efetiva na avaliação da epidemiologia e ecologia da população de Streptococcus mutans, assim como o correlacionamento dos fatores de virulência com a clonalidade, podem esclarecer o possível papel de clones específicos com o desenvolvimento e progressão da doença cárie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAPIMOGA, Marcelo Henrique. Avaliação do padrão de clonalidade e virulencia de S. mutans isolados de individuos livres de carie e carie-ativos. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.