Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitorização ambiental e biológica da exposição aos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs)

Processo: 00/05556-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Henrique Vicente Della Rosa
Beneficiário:Patricia Miranda de Faria
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Monitorização biológica   Cromatografia líquida de alta pressão   Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos   Riscos ocupacionais   Saúde do trabalhador   Pirenos   1-Hidroxipireno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hplc | Monitorizacao Ambiental | Monitorizacao Biologica | Pireno | 1-Hidroxipireno

Resumo

As informações sobre os efeitos adversos dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) na saúde humana é de grande importância científica e social, considerando o seu alto potencial carcinógeno, especialmente no que se refere a câncer de pulmão e, em alguns casos, câncer de pele e da bexiga, demonstrados por meio de diversos estudos epidemiológicos. Tais estudos somados ao fato de que elevadas concentrações dos PAHs podem ser encontradas em diversos ambientes de trabalho, afetando diretamente vários trabalhadores expostos a esses agentes, demonstram a relevância deste trabalho. É preciso considerar ainda que a detecção precoce de uma exposição excessiva, constitui-se à luz dos atuais conhecimentos, na ferramenta mais importante de prevenção de riscos químicos ocupacionais. Assim sendo, de acordo com esta premissa, propõe-se a realização de um plano de avaliação e monitorização ambiental por meio do pireno, presente em todas as misturas dos PAHs e, ainda, a padronização e utilização de um eficiente marcador biológico, o 1-hidroxipireno, principal metabólito do pireno, oferecendo à sociedade, em particular aos médicos do trabalho, uma alternativa e um novo e importante marcador biológico, que deverá ser normatizado pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, contemplando o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da NR-7, a ser aplicado em diversas indústria do país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRÍCIA MIRANDA DE FARIA; HENRIQUE VICENTE DELLA ROSA. Determinação do 1-hidroxipireno em amostras de urina por cromatografia líquida de alta eficiência - estudo dos parâmetros de validação. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 40, n. 2, p. 255-265, . (00/05556-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIA, Patricia Miranda de. Avaliação da exposição ocupacional aos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) em uma usina de asfalto. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.