Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da exposição ocupacional aos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) em uma usina de asfalto

Texto completo
Autor(es):
Patrícia Miranda de Faria
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ)
Data de defesa:
Membros da banca:
Henrique Vicente Della Rosa; Silvia Berlanga de Moraes Barros; Sergio Colacioppo; Elizabeth de Souza Nascimento; Lys Esther Rocha
Orientador: Henrique Vicente Della Rosa
Resumo

As informações sobre os efeitos adversos dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) na saúde humana são de grande importância científica e social. O seu alto potencial carcinógeno, especialmente no que se refere ao câncer de pulmão, e, em alguns casos, câncer de pele e da bexiga, é demonstrado por meio de diversos estudos epidemiológicos. Tais estudos somados ao fato de que os HAPs possam ser encontrados em diversos ambientes de trabalho, afetando diretamente vários trabalhadores expostos, demonstram a relevância deste trabalho. É preciso considerar ainda que a detecção precoce de uma exposição constitui-se, à luz dos atuais conhecimentos, em um importante fator de prevenção de riscos químicos ocupacionais. Diante disso, propõe-se a realização de um plano de avaliação ambiental por meio do pireno e a avaliação biológica através do 1-hidroxipireno urinário, principal produto de biotransformação do pireno. Essas avaliações oferecem aos médicos, em particular aos médicos do trabalho, e à sociedade científica em geral, uma alternativa de um novo marcador biológico, o 1-hidroxipireno, já preconizado pela ACGIH (2003), o qual poderá ser normatizado pelos órgãos competentes do Governo Federal, abrangendo o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da NR-7, a ser aplicado em diversas indústrias do país. (AU)

Processo FAPESP: 00/05556-7 - Monitorização ambiental e biológica da exposição aos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs)
Beneficiário:Patricia Miranda de Faria
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado