Busca avançada
Ano de início
Entree

Interface de programação de aplicativos para um gerenciador de objetos sirius utilizando um gerenciador relacional

Processo: 98/07264-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1998
Vigência (Término): 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Caetano Traina Junior
Beneficiário:Elaine Parros Machado de Sousa
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Programação   Programação orientada a objetos   Interface usuário-computador   Projeto Sirius

Resumo

O sistema Sirius, em desenvolvimento pelo grupo de banco de dados e imagens do ICMC - USP, tem seu gerenciador de objetos sendo concebido em duas versões: uma versão nativa, com núcleo manipulando estruturas de dados diretamente em memória e disco, e uma versão com núcleo relacional que, embora seja menos eficiente, por utilizar uma base de dados relacional como repositório de dados, pode ser desenvolvido num espaço menor de tempo, tendo como principal objetivo fornecer um ambiente de experimentação para projetos a serem desenvolvidos para a versão nativa. O objetivo deste trabalho de mestrado é definir uma interface de programação de aplicativos - IPA - de nível básico, compatível com ambas as versões do gerenciador de objetos do sistema Sirius, permitindo, portanto, que aplicativos possam utilizar indistintamente qualquer uma das versões disponíveis. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Elaine Parros Machado de. Emulação de um Gerenciador de Dados Orientado a Objetos através de uma Interface de Programação de Aplicativos sobre um Gerenciador Relacional. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.