Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização do nitrogênio (15N) da uréia, milheto e Crotalaria pelo milho no sistema plantio direto, em solo de cerrado

Processo: 01/02427-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Takashi Muraoka
Beneficiário:Edson Cabral da Silva
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adubacao Nitrogenada | Adubacao Verde | Milho | Pousio | Sistema Plantio Direto | 15N

Resumo

O presente trabalho será desenvolvido na área experimental da FEIS/UNESP, no município de Selvíria-MS, em Latossolo Vermelho distrófico originalmente recoberto por vegetação de cerrado, durante os anos agrícolas 2001/2002 e 2002/2003. Os objetivos serão avaliar a eficiência de utilização do 15N-uréia pelo milho em diferentes níveis (0, 50, 100 e 150 kg ha-1) e épocas de aplicação (estádios 4 a 5 e 8 a 9 folhas) sobre solo em pouso e em sucessão a Crotalária júncea e milheto marcados, cultivados na entressafra e quantificar a recuperação do 15N pelo milho proveniente da mineralização dos mesmos no sistema plantio direto. O delineamento experimental será o em blocos casualizados com 24 tratamentos e 4 repetições. Serão realizadas as seguintes avaliações: Solo - características químicas, N total e N mineral nas camadas de 0-10, 10-20 e 20-40 cm. Planta - stand inicial e final, estado nutricional no florescimento, altura de plantas e espigas, número de grãos por espiga, massa de 1000 grãos, produtividade de grãos e produtividade de fitomassa seca do milheto, crotalária e milho. Os tratamentos serão avaliados em função dos atributos químicos do solo, pelo rendimento de grãos, pela produtividade de matéria seca e quantidade de 15N acumulado pelo milho, porcentagem e quantidade de 15N proveniente do adubo verde e N mineral, recuperadas do sistema solo-planta e a quantidade de N no milho proveniente do solo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EDSON CABRAL DA SILVA; TAKASHI MURAOKA; SALATIÉR BUZETTI; GEOVANE LIMA GUIMARÃES; PAULO CÉSAR OCHEUZE TRIVELIN; MARCOS EMANUEL DA COSTA VELOSO. Utilização do nitrogênio (15N) residual de coberturas de solo e da uréia pela cultura do milho. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 30, n. 6, p. 965-974, . (01/02427-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Edson Cabral da. Manejo da adubação nitrogenada e utilização do nitrogênio (15N) da uréia, do milheto e da crotalária pelo milho sob semeadura direta em solo de cerrado. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.