Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura de populações de Xylopia aromatica (Lam.) Mart. e (Annonaceae) e Roupala montana Aubl. (Proteaceae) em quatro fragmentos de cerrado sensu lato no município de Itirapinal/SP

Processo: 01/13046-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Flavio Antonio Maës dos Santos
Beneficiário:Aneliza de Almeida Miranda Melo
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vegetação   Cobertura vegetal   Paisagens fragmentadas   Cerrado   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cerrado | Estrutura | Populacao

Resumo

A vegetação de cerrado do estado de São Paulo não foi exceção dentro da realidade histórica de substituição da cobertura vegetal, restando hoje algumas áreas de cerrado disjuntas, que sobreviveram a ocupação, agricultura e pecuária, estando associados com solos ácidos e pobres. Este processo de fragmentação da paisagem produz uma série de manchas remanescentes ou fragmentos entremeados por uma matriz de vegetação diferenciada e/ou de usos diversos. Neste trabalho pretende-se estudar alguns remanescentes de cerrado, considerando o comportamento populacional frente aos fatores ambientais, e analisando suas características sob o enfoque da fragmentação e das estratégias de reprodução. Os estudos demográficos, especificamente, em diferentes locais, permite uma melhor compreensão das características das espécies e dos fatores que influenciam sua estrutura e dinâmica populacional. Outro ponto a ser estudado é a estrutura populacional de espécies com diferentes tipos de reprodução, que no cerrado, aparentemente a propagação vegetativa esta associada a algum tipo de perturbação ambiental, podendo assim, favorecer este grupo de espécies sobre outras exclusivamente sexuadas. Contudo, pretende avaliar a variação espacial da estrutura populacional de Xylopia aromática e Roupala montana em quatro fragmentos de cerrado (sensu lato), com o objetivo de entender os processos de fragmentação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Aneliza de Almeida Miranda. Estrutura de populações de Xylopia aromatica (Lam.) Mart. (Annonaceae) e Roupala montana Aubl. (Protecease) em quatro fragmentos de cerrado sensu lato no municipio de Itirapina/SP. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.