Busca avançada
Ano de início
Entree

Comando numérico aplicado ao ensino de desenho para engenharia

Processo: 97/09825-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de maio de 1999
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Alexandre Kawano
Beneficiário:Rovilson Mafalda
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenho técnico   CAD/CAM   Comando numérico computadorizado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cad/Cam | Comando Numerico | Desenho Tecnico | Visualizacao Espacial

Resumo

Comando Numérico Aplicado ao Ensino de Desenho para Engenharia é um estudo prático sobre a utilização da tecnologia de prototipagem rápida baseada em C.N.C. (Comando Numérico por Computador), em cursos de graduação em Engenharia. O Estudo objetiva avaliar o desenvolvimento da habilidade de Visualização Espacial dos estudantes, verificando qual das atividades propostas, propicia um maior desempenho na relação ensino - aprendizado. As atividades propostas para verificar o desempenho são: - Modelagem tridimensional (desenho manual; perspectiva isométrica). - Modelagem tridimensional em software CAD (modelos wireframe). - Modelagem tridimensional em software CAD;CAM e máquina CNC (prototipagem). O desempenho dos alunos nestas atividades serão medidos através de um teste especifico desenvolvido para este fim. Teste de rotação espacial. A análise dos resultados fornecidos pelo teste determinará qual destas atividades consegue melhores resultados, comparando-se estatisticamente as medidas anterior ao início das atividades e posterior ao final das atividades. As atividades serão ministradas em forma de mini - cursos experimentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAFALDA, Rovilson. Efeitos do uso de diferentes métodos de representação gráfica no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial.. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.