Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades óticas e de transporte de nanopartículas metálicas

Processo: 02/12720-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Daniela Zanchet
Beneficiário:Tulio Costa Rizuti da Rocha
Instituição Sede: Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Nano-Cristais | Nano-Particulas | Plasmon | Sintese Quimica | Transporte

Resumo

O estudo de nanopartículas inorgânicas têm sido objeto de grande investigação nos últimos anos, levando a uma melhorar significativa da qualidade das amostras obtidas e o estudo das propriedades únicas desses sistemas. Um dos principais métodos de prepação é a síntese química de nanopartículas em solução. Algumas vantagens são a facilidade na variação das propriedades individuais das nanopartículas e sua manipulação posterior, permitindo seu estudo por técnicas locais ou macroscópicas, enfatizando suas propriedades individuais ou coletivas. O objetivo global desse projeto é a obtenção de sistemas nanométricos metálicos (ex.: Au, Ag, Cu) com controle de forma (discos, cilindros, triângulos) para estudos óticos e de transporte. A compreensão dos mecanismos envolvidos na determinação da forma e sua relação com a estrutura cristalográfica é um dos tópicos a serem abordados. Conjuntamente, técnicas de deposição em substrato e orientação da partícula nos seus diferentes eixos deverão ser desenvolvidas. Esses sistemas serão utilizados em estudos óticos, como entender a dependência do plasmon com a forma e seu acoplamento com campos originados em fibras óticas, visando o aumento da resolução e do sinal gerado da sonda de Microscopia Ótica de Varredura por Campo Próximo. Estudos de transporte também serão realizados, e um dos objetivos principais é compreender a dependência da capacitância com a forma das partículas no regime nanométrico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Tulio Costa Rizuti da. Nanopartículas metálicas anisotrópicas: mecanismos de formação e aplicações ópticas. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Campinas, SP.