Busca avançada
Ano de início
Entree

Estresse durante o transporte de peixes vivos

Processo: 98/01961-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Elisabeth Criscuolo Urbinati
Beneficiário:Paulo César Falanghe Carneiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cortisol | Estresse | Metabolismo | Peixe | Resistencia Imunologica | Transporte

Resumo

O aumento no número de empreendimentos ligados à aqüicultura observado nos últimos anos fez com que aumentasse também o campo de trabalho para aqueles interessados no transporte de peixes vivos. Contudo, devido à falta de conhecimento técnico necessário para o sucesso dessa atividade, não é rara a notícia de grandes prejuízos devido à alta mortalidade quando cuidados básicos não são tomados. Este trabalho visa testar produtos como o sal e a benzocaina e diferentes taxas de estocagem durante o transporte com o objetivo de reduzir o estresse, o período de recuperação e a suscetibilidade imunológica do matrinxã (Brycon cephalus) após as operações relacionadas ao transporte, contribuindo por sua vez, para suprir a demanda por informações científicas nessa área. O efeito agudo do estresse será monitorado por alterações no metabolismo de carboidratos e níveis hormonais e o efeito mais crônico pela suscetibilidade dos animais ao ataque de parasitas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNEIRO‚ PCF; URBINATI‚ EC. Transport stress in matrinxã‚ Brycon cephalus (Teleostei: Characidae)‚ at different densities. AQUACULTURE INTERNATIONAL, v. 10, n. 3, p. 221-229, . (98/01961-2)
CARNEIRO‚ PCF; URBINATI‚ EC. Salt as a stress response mitigator of matrinxã‚ Brycon cephalus (Günther)‚ during transport. AQUACULTURE RESEARCH, v. 32, n. 4, p. 297-304, . (98/01961-2)