Busca avançada
Ano de início
Entree

Ultrafiltração do filtrado da cachaça da usina açucareira

Processo: 00/09856-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Viotto
Beneficiário:Jose de Ribamar Macedo Costa
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrafiltração   Cana-de-açúcar   Aguardente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acucar | Corante | Membrana | Modelagem | Ultrafiltracao

Resumo

No processamento industrial da cana-de-açúcar, é adicionado cal ou gás sulfuroso ao caldo, na temperatura de 80ºC para provocar a decantação de partículas e compostos, levando a formação do lodo (subproduto) e do caldo clarificado. A fase densa, chamada de cachaça da usina, é centrifugada em filtro rotativo originando o caldo filtrado, que via de regra é retomado à etapa de caleagem representando assim uma sobrecarga ao sistema de clarificação. Componentes que são responsáveis pela cor do açúcar existirão tanto na corrente de clarificado como na de filtrado da cachaça. Tanto no mercado nacional como internacional, a cor do açúcar é de grande importância, pois este parâmetro é quem define o preço do produto. Uma tentativa de buscar a solução pelo menos parcial aos dois problemas pode ser elaborada com a aplicação da tecnologia de membranas na ultra-filtração do filtrado da cachaça. A separação resultará numa corrente de permeado com presença reduzida de componentes de alto peso molecular que influem na cor do açúcar, o que é atrativo do ponto de vista da qualidade e do produto final. Já o retentado levará a uma concentração dos constituintes de elevado peso molecular e que também influem na cor do produto podendo levar a possível eliminação da necessidade do retratamento deste material. Por outro lado o retentado poderá ser rico em componentes que poderão ser posteriormente separados e que não representarão sobrecarga à etapa de clarificação. Amostras de filtrado de cachaça de usina, previamente congeladas, serão ultra-filtradas em membranas poliméricas de diferentes peso molecular de corte, entre 20.000 e 50.000 Daltons com vistas a caracterização do fluxo de permeado e composição do permeado e retentado. Em uma segunda etapa, para uma membrana selecionada será feito o estudo da influência da pressão transmembrana (1 a 3 Kgf/cm2) e velocidade tangencial (1,5 a 5 m/s), operando à 60ºC no fluxo de permeado. Serão analisadas as composições da alimentação, permeado e retentado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, José de Ribamar Macedo. Ultrafiltração do caldo filtrado de lodo decantado da usina açucareira. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.