Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos na compactação do solo devido à retirada de madeira por carretas florestais com diferentes tipos de pneus e pressão de insuflagem

Processo: 95/04903-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1996
Data de Término da vigência: 31 de maio de 1998
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Balastreire
Beneficiário:Ezer Dias de Oliveira Junior
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Solos   Propriedades físicas   Madeira   Mecanização florestal   Colheita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colheita | Compactacao | Mecanizacao Florestal

Resumo

O objetivo principal deste projeto é verificar se há ou não diferenças de comportamento das propriedades físicas do solo sob a ação de dois tipos de rodados, pneus agrícolas comuns e equipados com pneus denominados de Baixa Pressão & Alta Flutuação (BPAF). O trabalho busca também detectar quais são os locais de tráfego onde estas diferenças são mais pronunciadas, quantificar, as pressões exercidas e sua distribuição ao longo do perfil do solo. Para esta avaliação são considerados os parâmetros resistência à penetração (índice de cone), Densidade Real e Aparente e Umidade no solo. Estes parâmetros são básicos para se determinar a compacidade dos solos e sua relação com teor de água para três condições na operação de retirada de madeira com equipamento denominado Carreta Auto-carregável. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA JUNIOR, Ezer Dias de. Compactação do solo devido ao tráfego de carretas florestais com dois tipos de pneus inflados a diferentes pressões. 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.