Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepções masculinas sobre a paternidade

Processo: 97/02586-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Maria Suely Kofes
Beneficiário:Rosely Gomes Costa
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Masculinidade | Paternidade | Relacoes De Genero | Saude/Direitos Reprodutivos

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar as concepções sobre a paternidade e o que estas podem revelar sobre a masculinidade e, de uma maneira mais ampla, sobre as formas como são construídas as relações de gênero. O pressuposto é que, mediando às noções sobre a paternidade estão às concepções sobre gênero e que, portanto, compreender as concepções sobre paternidade é uma via para o entendimento das noções sobre masculinidade. Também serão pesquisadas as concepções masculinas sobre o aborto provocado considerando que este é um tema pouco conhecido no Brasil e sobre o qual não tem sido realizadas muitas pesquisas; e pela sua potencialidade reveladora das relações de gênero (corporalidade, tomada de decisões, entre outros). As questões que formulo para este projeto são: quais elementos fazem parte da construção da noção de paternidade do ponto de vista masculino? A paternidade é fundamental ou não na elaboração das concepções de masculinidade? O que as concepções de masculinidade nos revelam sobre as relações de gênero? O que as concepções sobre aborto provocado nos revelam sobre as relações de gênero? A pesquisa será desenvolvida no Ambulatório de Reprodução Humana do Centro de Assistência Integral, à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (CAISM - UNICAMP), com homens que estejam procurando pela primeira, vez o ambulatório, seja em busca de tratamento para esterilidade, seja em busca de orientação sobre planejamento familiar. Serão realizadas entrevistas abertas e em profundidade seguindo-se um roteiro de perguntas, onde será utilizada também a técnica de "estória de vida". Para os homens entrevistados também será solicitado que eles desenhem: primeiro o que desejarem um tema livre; depois figuras femininas, figuras masculinas, uma casa e uma família. Os desenhos serão utilizados como mais uma fonte de informações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Rosely Gomes. Concepção de filhos, concepções de pai: algumas reflexões sobre reprodução e genero. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.