Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da toxina produzida por Escherichia coli com padrão de adesão difusa (DAEC) isolada de criança com diarreia

Processo: 99/07116-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Marina Baquerizo Martinez
Beneficiário:Carla Romano Taddei
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diarreia   Escherichia coli   Toxinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Daec | Diarreia | Escherichia Coli | Toxina

Resumo

Amostras de Escherichia coli com padrão de adesão difusa (DAEC) em células HEp-2 ou HeLa, geralmente não pertencem aos sorogrupos de EPEC. A relação de DAEC com diarréia foi descrita no México e em Bangladesh, porém a prevalência desta bactéria em controles é alta. É possível que existam clones de DAEC que possuam fatores de virulência envolvidos na patogênese. O sobrenadante fracionado da cultura de uma cepa de DAEC isolada de um caso diarréico (FBC114), positiva apenas para sonda daaC, mostrou atividade em Câmaras de Ussing, com aumento na diferença de potencial (DP) e corrente de curto-circuito (Isc). O sobrenadante fracionado produziu também acúmulo de fluído em alça ligada de coelho e alterou a estrutura fibroblástica de células Y1. Estes dados sugerem que esta cepa de DAEC produz uma provável toxina. O objetivo do presente trabalho é estudar o mecanismo de patogenicidade de DAEC, através do estudo desta proteína. Para isso, os objetivos específicos são: caracterizar a toxina protéica e imunologicamente, determinar a ação tóxica das diferentes frações do sobrenadante, estudar o efeito nas células da mucosa intestinal provocado pela toxina, estudar a ação da toxina em culturas em monocamadas de diferentes linhagens celulares e determinar e seqüenciar o gene responsável pela codificação desta toxina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TADDEI‚ C.R.; FASANO‚ A.; FERREIRA‚ A.J.P.; TRABULSI‚ L.R.; MARTINEZ‚ M.B.. Secreted autotransporter toxin produced by a diffusely adhering Escherichia coli strain causes intestinal damage in animal model assays. FEMS Microbiology Letters, v. 250, n. 2, p. 263-269, . (99/07116-5)