Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos farmacológicos implicados na pancreatite aguda induzida por fosfolipases A2 secretórias

Processo: 03/01444-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Edson Antunes
Beneficiário:Enilton Aparecido Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fosfolipase A2 | Inibidores De Pla2 | Lesao Pulmonar | Pancreatite Aguda

Resumo

A pancreatite aguda é uma doença inflamatória do pâncreas caracterizada por intensa necrose pancreática e efeitos sistêmicos secundários, como lesão pulmonar, os quais são a principal causa da mortalidade observada nessa doença. Há muitas evidências que as fosfolipases A2 (PLA2) têm um importante papel no desencadeamento da pancreatite aguda. PLA2 secretórias (extracelulares) provenientes de diversas fontes como venenos ofídicos e de abelhas ou de pâncreas de mamíferos são ferramentas farmacológicas amplamente utilizadas na pesquisa experimental por serem capazes de reproduzir muitos efeitos observados em processos inflamatórios agudos. Neste projeto é nosso objetivo investigar os mecanismos envolvidos na pancreatite induzida pela injeção no dueto pancreático de PLA2s secretórias provenientes de venenos de serpentes. Estaremos trabalhando com um modelo de pancreatite aguda necrozante onde se observa lesão pulmonar secundária à pancreatite. A pancreatite será estudada quanto à formação de edema pancreático, infiltrado neutrofílico pulmonar, aumento da amilase sérica e morfologia do pâncreas e pulmão. Pretendemos investigar o papel da atividade catalítica das PLA2s no desencadeamento da pancreatite, através do uso de homólogas de PLA2 desprovidas de atividade enzimática. Os principais mediadores inflamatórios envolvidos na pancreatite serão estudados através do uso de antagonistas ou inibidores dos mesmos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Enilton Aparecido. Caracterização da pancreatite aguda induzida por fosfolipases 'A IND. 2' secretorias. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.