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Uma análise de competitividade brasileira no mercado internacional de açúcar e álcool

Processo: 02/12659-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Internacional
Pesquisador responsável:Heloisa Lee Burnquist
Beneficiário:Luciana Torrezan Silveira
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria sucro-alcooleira   Cana-de-açúcar   Comércio internacional   Política comercial   Indicadores econômicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acucar | Alcool | Comercio Internacional | Indicadores | Politica Comerical | Politica Macroeconomica

Resumo

A produção do setor sucroalcooleiro brasileiro vem crescendo ao longo do tempo, da mesma forma que sua representatividade vem aumentando tanto no Brasil como no mundo. O país é atualmente o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, açúcar e álcool, bem como figura entre os maiores exportadores dos subprodutos do setor. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo estimar um conjunto de indicadores de comércio exterior para os produtos do setor sucroalcooleiro (açúcar e álcool), e analisar a evolução desses indicadores ao longo da última década, como forma de avaliar o desempenho desses produtos no mercado mundial. Nesse sentido, busca-se relacionar a evolução desses indicadores com as mudanças de política macroeconômica e de política comercial ocorridas no Brasil e em outros países, entre outros fatores considerados relevantes para a análise. Questões relativas à evolução da demanda mundial de açúcar e álcool e à expansão/retração de outros países rio mercado mundial desses produtos (seja por ganho ou perda de competitividade) também devem ser consideradas na análise. Os indicadores a serem analisados serão: Posição no Mercado Mundial; Participação do Saldo Comercial do Produto no PIB; Participação do Saldo Comercial do Produto na Média das Trocas do País; Participação do Comércio do Produto no Comércio Total de Produtos Agrícolas do País; Vantagem Comparativa; e Indicador de Desempenho. (AU)

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