Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da viabilidade do emprego e funcionalidade entre o cateter de Tenkhoff e o column-disk catheter quando da realização de diálise peritoneal em cães (Canis familiaris)

Processo: 02/04844-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Angelo João Stopiglia
Beneficiário:Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Canis   Nefrologia   Cateteres   Insuficiência renal animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caes | Cateter De Tenkhoff

Resumo

Um dos maiores desafios da Nefrologia veterinária é o desenvolvimento de tratamento efetivo para insuficiência Renal Crônica em cães. A diálise peritoneal tem surgido como importante possibilidade terapêutica para esses animais, porém ainda há necessidade de muitos estudos para que se tenha total sucesso nesse procedimento. Uma das maiores dificuldades para realização de diálise peritoneal em cães é a obstrução do cateter. Assim sendo, nesse trabalho serão estudados dois tipos de cateter para diálise peritoneal, ambos implantados com e sem a realização de omentectomia, em 40 cães adultos sem raça definida, machos, sadios, com peso entre 15 e 20 kg, provenientes de canis das prefeituras de municípios da Grande São Paulo, onde será comparada a eficiência e funcionalidade dessas técnicas e decidida qual a melhor para diálise peritoneal a longo prazo. Para tanto, será realizada laparotomia mediana em todos os animais, que terão o cateter de Tenckhoff implantado caudalmente à vesícula urinária e o Column-disk catheter implantado próximo à região da cicatriz umbilical. Todos os animais passarão por sessões de diálise peritoneal, com infusão de 800 ml de solução de cloreto de sódio a 0,9%, a cada três dias, três vezes ao dia, por 45 dias. Serão anotados para avaliar a eficiência de cada tipo de implantação de cateter, a velocidade de infusão e drenagem de solução, em segundos, e a quantidade de líquido drenado da cavidade, em mililitros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)